domingo, 12 de julho de 2015

Obá


Obá é a princesa guerreiraOrixá feminino de Nagô (Iorubá), nascida de Orungáe do ventre de Yemanjádepois de um incesto de Orugan. Em toda a África Obá era cultuada como a grande deusa protetora do poder feminino, por isso também é saudada como Iyá Agbá, e mantém estreitas relações com as Iya Mi.Era uma mulher forte, que comandava as demais e desafiava o poder masculino. Terceira mulher de Sàngó, depois de Oya e Oxum , guerreira e pouco feminina. As suas roupas são vermelhas e brancas na maioria das vezes, usa um escudo, uma espada e uma coroa de cobre.Obá é um ORIXÁ que raramente se manifesta e há pouco estudo sobre ela.
Obá é a mulher consciente do seu poder, que luta e reivindica os seus direitos, que enfrenta qualquer homem – menos aquele que tomar o seu coração. Ela abraça qualquer causa, mas rende-se a uma paixão. Obá é a mulher que se anula quando amaEra uma mulher forte, que comandava as demais e desafiava o poder masculino.
Embora Obá se tenha transformado num rio, é uma deusa relacionada ao fogo.
Obá é saudada como o Orixá do ciúme, mas não se pode esquecer que o ciúme é o corolário inevitável do amor, portanto, Obá é um Orixá do amor, das paixões, com todos os dissabores e sofrimentos que o sentimento pode acarretar. Obá tem ciúme porque ama.
O lado esquerdo (Osì) sempre esteve relacionado à mulher e, por uma razão muito elementar, é o lado do coração. Quando Obá é saudada como guardiã da esquerda, isso quer dizer que é a guardiã de todas as mulheres, aquela que compreende os sentimentos do coração, pois Obá pensa com o coração, por isso dança sempre com a mãe esquerda apontando para o lado esquerdo na latura da orelha, poder genitor feminino, rainha em África da sociedade Elecô, onde homem não entra, as grandes amazonas  Oba. Oba não conhece a cabeça de homem.Por isso ela só se manisfesta em mulheres...
Ligadas a Oxóssi pela caça e grande arqueira, ligada a Xangô através do fogo a luta pela vida.
Como pode uma Deusa ligada ao amor e o carinho, dedicar-se à guerra? 
Toda a energia das suas paixões frustradas é canalizada por ela para a guerra, tornando-se a guerreira mais valente, que nenhum homem ousa enfrentar. Obá supera a angústia de viver sem ser amada.
AS filha de 
Obá troca um palácio por uma cabana, troca todas as riquezas do mundo por uma frase: “Eu te amo”.

Características dos filhos de Obá

0 tipo psicológico das filhas de OBA, constitui o estereotipo da mulher de forte temperamento, terrivelmente possessiva e carente, é mulher de um homem só, fiel e sofrida. São combativas, impetuosas e vingativas.As filhas de Obá não tem muito jeito para se comunicar com as pessoas, chegam a ser duros e inflexíveis. Têm dificuldade em ser gentis e estabelecer um canal de comunicação afectiva com os outros; às vezes são brutos e rudes afastando as pessoas. Isso deve-se ao fato de os filhos de Obá, na maioria das vezes, sofrerem um certo complexo de inferioridade achando que as pessoas que se aproximam querem tirar partido de alguma coisa. De facto, isso tende a acontecer com os filhos de Obá.
A sua sinceridade chega a ferir; expressam as suas opiniões, fazem críticas e acabam por magoar as pessoas, pois não se preocupam em ser agradáveis. Mas essa agressividade é puramente defensiva.
São bons companheiros e amigos fiéis, são ciumentos e possessivos no amor, por isso não têm muita sorte. Quando apaixonados, nunca são senhores da relação, cedem em tudo, abdicam de todas as suas convicções.

Algumas vezes infelizes no amor, investem todas as suas cartas nas suas carreiras e, de entre as mulheres que se destacam profissionalmente numa sociedade machista, podem-se encontrar muitas filhas de Obá excelentes juizas, advogadas, comandando quartéis, etc. Muitas vezes despertam a inveja dos seus inimigos e podem sofrer algumas emboscadas, por isso devem vencer a tendência que possuem para a ingenuidade.

LENDA
Obá era uma mulher cheia de vigor e coragem.
Faltava-lhe, talvez, um pouco de charme e refinamento.
Mas ela não temia ninguém no mundo.
Seu maior prazer era lutar.
Seu vigor era tal que ela escolheu a luta e o pugilato como profissão.
Obá venceu todas as disputas que foram organizadas entre ela e diversos orixás.
Ela derrubou Obatalá, tirou Oxóssi de combate

e deixou no chão Orunmilá.

Oxumaré não resistiu à sua força.

Ela desafiou Obaluaê e botou Exu pra correr.

Chegou a vez de Ogum!

Ogum teve o cuidado de consultar Ifá, antes da luta.
Os adivinhos lhe disseram para fazer oferendas,
compostas de duzentas espigas de milho e muitos quiabos.
Tudo pisado num pilão para se obter uma massa viscosa e escorregadia.
Esta substância deveria ser depositada num canto do terreno onde eles lutariam.
Ogum seguiu fielmente estas instruções.
Na hora da luta, Obá chegou dizendo:
"O dia do encontro é chegado."
Ogum confirmou:
"Nós lutaremos, então, um contra o outro."
A luta começou.
No início, Obá parecia dominar a situação.
Ogum recuou em direção ao lugar onde ele derramara a oferenda.
Obá pisou na pasta viscosa e escorregou.
Ogum aproveitou para derrubá-la.
Rapidamente, libertou-se do pano que vestia e a possuiu ali mesmo,
tornando-se, desta maneira, seu primeiro marido.

Lenda de Oxum e Obá

Oxum Tira Obá da vida de Xangô
Uma lenda muita conhecida nos conta que Oxum Amava Xangô, e Obá também, só que Obá era a teceira esposa de xangô, Mas percebia que O rei amava mais Oxum, e pediu o segredo a ela, Oxum lhe disse, que o feitiço era suas orelhas, que as teriam cortado e colocado no Amalá de Xangô, Obá fez igual, com sua inocência cortou sua orelha esquerda e colocou no amalá, e ofereceu ao grande Obá Kossô!
Xangô Enfurecido jogou o amalá ao chão insultando Obá, e a colocou para fora do reino. 
Até hoje esconde sua "Deficiência" com a Mão ou uma Folha Sob a Orelha decepada!
Obá para se vinga de Oxum convida ela  para uma festa, em seu palácio.
Oxum vestiu um belo vestido, enfeitou-se com jóias, perfumou-se e foi com sua comitiva até o palácio de Obá. Quando lá chegou, viu que havia um lindo e comprido tapete de rosas, já no salão principal, estendido em sua honra.
Então Oxum pisou no tapete - descalça, como os orixás sempre andam - e teve uma desagradável surpresa: Obá pusera brasas escondidas debaixo das pétalas de rosas. Os pés de Oxum começaram a arder , mas ela, altiva, não quis demonstrar nenhum sinal de dor. Foi andando por todo o tapete sem reclamar, sorrindo majestosa para todos.
Até hoje quando se encontram na terra nos candomblés, Oxum e Obá Simbolizam sua Guerra eterna pelo amor de Xangô!
JA em outra lenda conta q depois de Xangô repudiar Obá por se mutilar por causa de Oxum. 
 Obá tava tao furiosa que  precipitou-se sobre Oxum com impetuosidade.Uma verdadeira luta se seguiu.Enraivecido, Xangô trovejou sua fúria. Oxum e Obá, apavoradas, fugiram e transformaram-se em rios.
Até hoje, as águas destes dois rios são tumultuadas e agitadas no lugar onde se recontra suas aguas,
em lembrança da briga de Oxum e Obá pelo amor de Xangô.

" Xangô era um conquistador de terras e de mulheres. Vivia sempre de um lugar a outro. Em Kosó fez-se rei e casou-se com Obá. 
Obá era a teceira  esposa de Xangô. Obá passava o dia cuidando da casa de Xangô. Moía a pimenta, cozinhava e deixava tudo limpo.

Mas, Xangô era um conquistador de terra e de mulheres e tinha mais duas esposa Oxum e Oyá . As três viviam às turras pelo amor do rei. 
Para deixar Xangô feliz, Obá presenteou-lhe um cavalo branco. Xangô gostou muito do cavalo.
Tempos depois Xangô saiu para guerrear levando Oyá consigo. Seis meses se passaram e Xangô continuava longe.
Obá estava desesperada e foi consultar Òrúnmìlà que aconselhou Oba  oferecer em sacrifício um irùkèrè, (espanta-mosca feito com o rabo de um cavalo). Mandou por o irùkèrè no teto da casa.
Para fazer a oferta prescrita pelo oráculo, Obá encomendou a Exú um rabo de cavalo. E Exú, induzido por Òxum, mais que depressa cortou o rabo do cavalo branco de Sangò.
Mas não cortou somente os pêlos e sim a cauda toda e o cavalo sangrou até morrer.
Quando Xangô voltou da guerra, procurou o cavalo e não o encontrou. Deparou então com o irùkèrè amarrado no teto da casa e reconheceu o rabo do cavalo desaparecido. Soube pelas mulheres da oferenda feita pela primeira esposa. Xangô ficou irado e repudiou Obá."

Um comentário:

gostaria muito de recebe seu comentário,pois quero aprender com vc e tira suas duvida...