sábado, 11 de julho de 2015

Oxumaré

Oxumaré

DIA: Terça-feira

CORES: Amarelo e verde (ou preto) e todas as cores do arco-íris

SÍMBOLOS: Ebiri, serpente, círculo, bradjá.

ELEMENTOS: Céu e terra

DOMÍNIOS: Riqueza, vida longa, ciclos, movimentos constantes.

SAUDAÇÃO: A Run Boboi!!!

INTRODUÇÃO
Oxumaré (Òsùmàrè) é o orixá de todos os movimentos, de todos os ciclos. Se um dia Oxumaré perder suas forças o mundo acabará, porque o universo é dinâmico e a Terra também se encontra em constante movimento. Imaginem só o planeta Terra sem os movimentos de translação e rotação; imaginem uma estação do ano permanente, uma noite permanente, um dia permanente. É preciso que a Terra não deixe de se movimentar, que após o dia venha a noite, que as estações do não se alterem, que o vapor das águas suba aos céus e caia novamente sobre a Terra em forma de chuva. Oxumaré não pode ser esquecido, pois o fim dos ciclos é o fim do mundo.
Oxumaré mora no céu e vem à Terra visitar-nos através do arco-íris. Ele é uma grande cobra que envolve a Terra e o céu e assegura a unidade e a renovação do universo. E por isso que no Candomblé não se mata cobra. Sua essência é o movimento, a fertilidade, a continuidade da vida.
 Filho de Nanã Buruku, Oxumaré é originário de Mahi, no antigo Daomé, onde é conhecido como Dan. Na região de Ifé é chamado de Ajé Sàlugá, aquele que proporciona a riqueza aos homens. Teria sido um dos companheiros de Odudua por ocasião de sua chegada a Ifé.
Dizem que Oxumaré seria seis meses homem e seis meses mulher, mas, na verdade, este é mais um ciclo que ele representa: o ciclo da vida, pois da junção entre masculino e feminino é que a vida se perpetua. Oxumaré é um Orixá masculino.
Oxumaré é um deus ambíguo, duplo, que pertence à água e à terra, que é macho e fêmea. Ele exprime a união de opostos, que se atraem e proporcionam a manutenção do universo e da vida. Sintetiza a duplicidade de todo o ser: mortal (no corpo) e imortal (no espírito). Oxumaré mostra a necessidade do movimento da transformação.
Nos seis meses em que é uma divindade masculina, é representado pelo arco-íris, sendo atribuído a Oxumarê o poder de regular as chuvas e as secas, já que, enquanto o arco-íris brilha, não pode chover. Ao mesmo tempo, a própria existência do arco-íris é a prova de que a água está sendo levada para os céus em forma de vapor, onde se aglutinará em forma de nuvem, passará por nova transformação química recuperando o estado líquido e voltará à terra sob essa forma, recomeçando tudo de novo: a evaporação da água, novas nuvens, novas chuvas, etc.
Nos seis meses subseqüentes, o Orixá assume forma feminina e se aproxima de todos os opostos do que representou no semestre anterior. É então, uma cobra, obrigado a se arrastar agilmente tanto na terra como na água, deixando as alturas para viver sempre junto ao chão, perdendo em transcendência e ganhando em materialismo. Sob essa forma, segundo alguns mitos, Oxumarê encarna sua figura mais negativa, provocando tudo que é mau e perigoso. 
Omulú é o irmão mais velho de Oxumaré, mas foi abandonado por sua mãe por ter nascido com o corpo coberto de chagas. Em tempo, não se pode condenar Nanã por esse acto, já que era um costume, quase uma obrigação ritual da época, que se abandonassem as crianças nascidas com alguma deformidade. O deus do destino disse a Nanã que ela teria outro filho, belíssimo, tão bonito quanto o arco-íris, mas que jamais ficaria junto dela. Ele viveria no alto, percorreria o mundo sem parar. Nasceu Oxumaré.
Oxumaré que fica no céu
Controla a chuva que cai sobre a terra.
Chega à floresta e respira como o vento.
Pai venha até nós para que cresçamos e tenhamos longa vida.Características dos filhos de Oxumaré
São pessoas que tendem à renovação e à mudança. Periodicamente mudam tudo na sua vida (de maneira radical): mudam de casa, de amigos, de religião, de emprego; vivem rompendo com o passado e buscando novas alternativas para o futuro, para cumprir seu ciclo de vida: mutável, incerto, de substituições constantes.
São magras. Como as cobras possuem olhos atentos, salientes, difíceis de encarar, mas ‘não enxergam’. São pessoas que se prendem a valores materiais e adoram ostentar suas riquezas; São orgulhosas, exibicionistas, mas também generosas e desprendidas quando se trata de ajudar alguém.
Extremamente activas e ágeis, estão sempre em movimento e acção, não podem parar.
São pessoas pacientes e obstinadas na luta pelos seus objectivos e não medem sacrifícios para alcançá-los. A dualidade do orixá também se manifesta nos seus filhos, principalmente no que se refere às guinadas que dão nas suas vidas, que chegam a ser de 180 graus, indo de um extremo a outro sem a menor dificuldade. Mudam de repente da água para o vinho, assim como Oxumaré, o Grande Deus do Movimento.lenda
Todos os dias Oxumarê passava em frente ao palácio de Xangô exibindo a beleza de seus trajes e a riqueza de seus adornos em ouro. O rei olhava admirado e desejava muito ter  um contato mais próximo com o jovem, porém conhecia sua fama de não deixar ninguém se aproximar.Resolveu então preparar uma armadilha e para isso mandou que simulassem uma audiência real e chamassem Oxumarê afirmando que era uma ordem para todos os moradores do reino. Obediente ás ordens de seu soberano, Oxumarê compareceu pontualmente no dia determinado. Lá chegando estranhou que estivesse tão vazio já que a ordem tinha sido a todos os súditos, pensou em voltar atrás, imaginando que poderia ser um truque. Mas era tarde, os soldados já o estavam encaminhando a sala do trono. Ao aproximar-se do rei prostrou-se ao chão, como era hábito, ao erguer a cabeça percebeu um gesto brusco de Xangô dirigido aos soldados que imediatamente passaram a fechar todas as portas e janelas da grande sala. Percebeu que realmente fora enganado olhou em torno e não viu condições de fuga. Xangô levantou-se e dirigiu-se ao rapaz tentando tomá-lo nos braços.Oxumarê passou a se esquivar sempre procurando uma maneira de escapar. Corria de um lado a outro sem conseguir achar nenhuma saída ou mesmo um lugar onde pudesse se esconder. Tomado pelo desespero elevou o pensamento a Olorum em respeitoso pedido de ajuda. Olorum, sensibilizado pela prece do rapaz transformou-o em uma serpente no instante em que era apertado pelos fortes braços do rei. Este, tomado de susto e nojo largou imediatamente a cobra que sinuosamente atravessou o corredor do salão e saiu por uma fresta da grande porta de entrada. Foi assim que Oxumarê livrou-se do assédio de Xangô. Muito tempo depois, quando ambos foram feitos orixás, Oxumarê ficou encarregado de levar água do mar para o palácio de Xangô, no Orum (céu). A essa tarefa Oxumarê se dedica exemplarmente até hoje, mas Olorum determinou que nunca mais Xangô  se aproximar dele. Lenda
Quando xangô e Oxum quiseram se casar, perceberam que seria difícil viverem juntos, pois a casa de Oxum era no fundo do rio e xangô morava por cima das nuvens. então, resolveram arranjar um criado que facilitasse a comunicação entre os dois. falaram com Oxumarê, que aceitou servir de mensageiro entre eles. só que, durante a metade do ano em que é o arco- íris, Oxumarê levava as águas de Oxum para o céu; não chovia e a terra ficava seca. por isso, Oxumarê resolveu que, nos seis meses em que fosse cobra, deixaria o serviço. nesse período, xangô precisa descer até Oxum, e então acontecem os temporais da estação das chuvas.

Lenda
 NANÃ, OBCECADA PELA IDÉIA DE TER UM FILHO DE OXALÁ, CONCEBEU O PRIMOGÊNITO OBALUAIYE QUE, POR SUA TERRÍVEL APARÊNCIA, FOI DESPREZADO POR ELA. NANÃ CONSULTOU IFÁ, E ESTE ORIXÁ LHE DISSE QUE, NUMA SEGUNDA TENTATIVA, ELA DARIA A LUZ A UM FILHO LINDÍSSIMO, TÃO FORMOSO QUANTO O ARCO-ÍRIS. NO ENTANTO, PREVENIU-A SOBRE O FATO QUE A CRIANÇA JAMAIS FICARIA A SEU LADO.
SEU SONHO PARECIA REALIZADO ATÉ O MOMENTO DO PARTO, QUANDO DEU A LUZ A UM ESTRANHO SER QUE RECEBEU O NOME DE OXUMARÉ. DURANTE SEIS MESES A CRIATURA TOMAVA A FORMA DE ARCO-ÍRIS,
CUJA FUNÇÃO ERA LEVAR A ÁGUA PARA O CASTELO DE OXALÁ, QUE MORAVA EM ORUN ( NO CÉU ). DEPOIS DE CUMPRIDA A TAREFA, ELE VOLTAPARÊNCIA, AO MORDER A PRÓPRIA CAUDA, DANDO A VOLTA EM TORNO DA TERRA, ELE TERIA GERADO O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO, BEM COMO O TRANSITO DOVA A TERRA POR OUTRO SEIS MESES, ASSUMINDO A FORMA DE UMA COBRA. COM ESSA AS ASTROS NO ESPAÇO. É UM ORIXÁ QUE REPRESENTA POLARIDADES CONTRARIAS, COMO O MASCULINO E O FEMININO, O BEM E O MAL, A CHUVA E O TEMPO BOM, O DIA E A NOITE, RESPECTIVAMENTE, ATRAVÉS DAS FORMAS DO ARCO-ÍRIS E SERPEN.TE

Norma basica para se fazer uma comida ou uma oferenda para o Orixá

É simples de fazer uma comida ou ferenda, contudo, deve-se lembrar dos requisitos básicos para cozinhar  para todos os orixás . Deve estar sempre de corpo limpo (antes e durante,ou seja não ter tido nenhum contato sexual com seu paceiro no dia anterior,tomar banho antes de cozinhar  ),usar roupas claras, não brigar, xingar, falar alto,  ou qualquer coisa que posso ferir o Orixá de alguma forma.Manter a mente com pensamento positivo e no q vc deseja alcança...
Saber o quer os orixá gosta,pois tem muitos os ingrediente q são quizila dos orixás ou seja q não pode ser colocado de jeito nenhum no preparo da comida...
Tambem depois do preparo tem q arriar no local preferido do seu orixa ou no local calmo e  mato verde bem viçoso e  manter o resguardo ...
E acima de tudo tenha bastante fé ,porque fé e o ingrediente principal...
E seus pedido serão alcançado