quarta-feira, 25 de abril de 2012

Tombenci e a sua origem


MARIA GENOVEVA DO BONFIM (MARIA NENEM) [ Mem’etu Tuenda Dia Nzambi ] – Nasceu em 1865 (RS) e faleceu em 1945 (BA), foi iniciada no TERREIRO TUMBA NSI(matriz de importantes casas de angola da Bahia) por ROBERTO BARROS REIS (Tata Kinunga), passou a comandar esta casa à partir de 1909 ( após o falecimento do seu Tata Kimbanda Kinunga ). Acolheu FRANCELINA EVANGELISTA DOS SANTOS ( Mam’etu Dialumbidi – Dona Miúda) para ser iniciada em sua Nzo que após receber o cargo fundou o TERREIRO VIVA DEUS (Salvador-BA). Também recolheu LEOCÁCIA MARIA DOS SANTOS (Mam’etu Ujittú) que fundou o TERREIRO VIVA DEUS FILHO. O  TUMBA NSI deu origem a inúmeras casas dentre elas a NZO MATAMBA  TUMBA NSI  NETO (Ilhéus-BA).
Nzo Matamba Tombenci Neto é um terreiro deCandomblé originário da casa de angola mais antiga da Bahia, a de Maria Genoveva do Bonfim (mais conhecida como Maria Nenem), localizada em IlhéusBahia.
Maria Nenem era filha-de-santo de Roberto Barros Reisafricano que teria recebido esse sobrenome por ter sido escravo de certo Barros Reis. Nascida em 1865 e falecida em 1945, Maria Nenem, em data incerta, abriu, em Salvador, o Terreiro  TUMBA NSI i.
Paralelamente, em 1885, Tiodolina Félix Rodrigues (Iyá Tidu) abria, em Ilhéus, o terreiro Aldeia de Hongolô, permanecendo até sua morte, em 1914, sob seu comando. Mais ou menos nessa época, Euzébio Félix Rodrigues (Tata Gombé), filho carnal de Iyá Tidu, conheceu, em Salvador, um africano chamado Hipólito Reis (Dilazenze Malungo), que viria a tornar-se seu pai-de-santo. Ambos visitavam Ilhéus com freqüência e, em 1915, Gombé assumiu o terreiro da mãe, que passou a se chamar Terreiro de HOXI Mukumbi, já que este (que na nação ketu tem como equivalente o orixá Ogum) era seu Nkisi — assim como Hongolô era o de Iyá Tidu.
Euzébio permaneceu à frente do terreiro até sua morte, em 1941, quando sua irmã, Izabel Rodrigues Pereira (Mameto Bandanelunga), assumiria a direção. Dona Izabel, ao lado de suas filha Ilza, com seis ou sete anos de idade, também passou pelos rituais de iniciação preliminares com Dilazenze Malungo, que, depois disso, voltou para a África, não podendo, portanto, concluir suas obrigações — o que teria levado Dona Izabel/(Dona Roxa) a decidir que, antes de assumir definitivamente o terreiro, deveria fazê-lo. Para isso, chamou Marcelina Plácida, conhecida como Dona Maçu, filha-de-santo da fundadora do Terreiro  TUMBA NSI em Salvador, a famosa Maria Nenem. Realizadas todas as obrigações, o terreiro retomou suas atividades em 1946, já no bairro da Conquista, em Ilhéus, com o nome de Terreiro Senhora Sant’Ana Tumba Nsi Neto.
Dona Roxa faleceu em 25 de outubro de 1973 e foi sucedida por Ilza Rodrigues, uma de suas quatro filhas carnais (ela teve também três filhos homens), também iniciada por Dona Maçu. A sucessão de Dona Roxa, em 1973, apresentou surpresas. Quase todos esperavam que a sucessora fosse uma das irmãs de Dona Ilza Rodrigues (Mameto Mucalê), mas, após o enterro e os ritos funerários, Dona Maçu revelou que Dona Roxa deixara explícito que a sucessora deveria ser a própria Ilza, indicação que, como é estritamente necessário, foi confirmada pelo jogo de búzios. Mameto Mucalê assumiu e o terreiro deu origem a mais de cinqüenta casas (os “Tombenci Bisnetos”), espalhadas não apenas pela Bahia, mas também em São Paulo e no Rio de Janeiro. Organizado sobre uma base familiar, composta pela mãe-de-santo, seus quatorze filhos carnais (todos iniciados em diferentes graus) e suas respectivas famílias, o Tombenci caracteriza-se também por possuir uma intensa vida comunitária, com ligações privilegiadas com a área dos Carilos e com o bairro da Conquista em geral.
Em 1986, alguns jovens da família e do terreiro fundaram o Grupo de Preservação da Cultura Negra DilazenzeBloco-afro cujo objetivo principal, segundo seus estatutos, é “a preservação e divulgação da cultura afro-brasileira na região sul da Bahia”. Em 2004, foi fundada a Organização Não-Governamental “Organização Gongombira de Cultura e Cidadania”. Em2005, organizou-se a “Associação Beneficente e Cultural Matamba Tombenci Neto”. E, em2006, foram inaugurados o “Memorial Unzó Tombenci Neto”, que reúne objetos importantes da história do terreiro, e a “Galeria Ingué Kaitumba”, que reúne fotos do acervo histórico do terreiro.Terreiro Bate FolhaMansu Banduquenqué, Sociedade Beneficente Santa Bárbara do Bate Folha, localizado na Travessa de São Jorge, 65 - Mata Escura do Retiro, SalvadorBahia, foi fundado em 1916 pelo Tata Manoel Bernardino da Paixão e, atualmente, é presidido por Tata Mulandure, Edualino Cipriano de Souza. O terreiro possui a maior área urbana remanescente da Mata Atlântica, aproximadamente 15,5 hectares. Foi tombado pelo IPHAN em 10 de outubro de 2003.

                                                   

Árvore Genealógica

TERREIROS MAIS ANTIGOS DA NAÇÃO ANGOLA DA BAHIA                                                                                                            Das casas da nação angola mais antigas ainda em funcionamento, citaremos algumas, e é possível que hajam
outras, mas que não temos conhecimento.A   mais   antiga   casa   que   conhecemos   é   a   de Constâncio   Silva   de   Souza,   sendo   conhecido   como  Constâncio Makuendi, um Angolano de nascimento. Embora  não saibamos a data exata da sua fundação, há porém um registro  da data  de nascimento  de  seu  filho Gregório,que é de 1874. Constâncio passou para seu filho Gregório Makuendi o cargo, tendo o mesmo recebido nessa ocasião o título de Táta Kimbanda e vindo a falecer em 25 de abril de   1934.   A   sucessão   desta   casa   obedece   a   vínculo familiar,   dona   Romana   de   França   Souza,   filha consanguínea   de   Gregório   ficou   com   o   cargo.   Com   o falecimento desta, assumiu o cargo sua filha D. Heloísa França de Souza – Digjna Balangê e seu Nkisi Kingongo França de Souza – Digjna Balangê e seu Nkisi Kingongo foi   de   quem   recebemos   essas   informações   em   visitasfeitas   ao   terreiro   em   06   de   março   de   1997.   Fomos informados por esta senhora, que Mariquinha Lembá, seria irmã de Constâncio e que Maria Nenê seria filha de santo de Gregório.Dona   Luísa   França   de   Souza,   faleceu   a   13   de setembro de 1998, assumindo o cargo sua sobrinha Luíza Tavares de Souza Dijina Oiamin. Esse terreiro foi fundado no bairro do Cabula, Esse terreiro foi fundado no bairro do Cabula, num   local   chamado   na   época   de   Girão,   depois   mudou­se para Jardim Armação e finalmente para Ladeira do Caxundé onde se encontra até hoje.O Terreiro Tumbajussara foi fundado em 1919, emAcupe, à rua Campo Grande em Santo Amaro da Purificação
–   Bahia.   Com   dois   irmãos   de   esteira,   cujo   nomes   eram Manoel   Rodrigues   do   Nascimento,   Kambembe   sua   Digina   e Manoel   Ciriaco   de   Jesus   Manoel   Ciriaco   de   Jesus,Ludiamungongo sua Digina. Ambos iniciados em 13 de junho  de   1910   por   Maria   Nêne   –   Maria   Genoveva   do   Bonfim,   a Dijina Mameto Tuenda Uzambi. Mameto   Tuenda   Uzambi   –   Marfia   Nenen   fundadora Mameto   Tuenda   Uzambi   –   Marfia   Nenen   fundadora do   Tombenci   a   casa   de   Angola   mais   antiga   da   Bahia, depois da casa dos Makwende. Roberto   Barros   Reis   o   Táta   Kimbanda   Kinunga ,diz ­se ter sido o iniciador de Maria Neném. Este era um negro   escravo   e   como   era   costume   na   época   tinha   o  sobrenome   dos   seus   donos,   por   isso   o   sobrenome   Barros sobrenome   dos   seus   donos,   por   isso   o   sobrenome   Barros sobrenome   dos   seus   donos,   por   isso   o   sobrenome   BarrosReis duma família tradicional até hoje na Bahia.Kambambi   e   Ludiamungongo,   tiveram   Sinha   Báda  como   mãe   pequena   e   Pai   Joaquim,   como   pai   pequeno.Transferido   para   Pitanga   no   mesmo   município   e   depois  para   o   Beru   em   Salvador,   após   algum   tempo   foi transferido para ladeira da Vila América nº 02, segunda  travessa n° 30 na Vasco da Gama, que hoje chama­se Vila Colombina,   nº   30,   Vasco   da   Gama,   Salvador,   Bahia.   Na época da fundação receberam de Sinhá Maria Nenê o cargo de Táta Kimbanda Kambambi e Táta Kimbanda Ludiamungongo. No   Rio   de   Janeiro,   Ciriaco   fundou   com   o   sr.Deoclécio Dijina Angorense, uma casa de culto em Vilar dos   Teles.   Não   temos   informação   da   data   da   fundação desta casa. Com a morte de Manoel Rodrigues do Nascimento,o   Kambambi,   que   assumira   sozinho   a   direção   do Tumbajussara,   Manoel   Ciriaco   de   Jesus   o   Ludiamungongo assumiu a direção até sua morte o que ocorreu em 04 de dezembro de 1965*. Com   a   morte   de   Ciriaco,   assumiu   a   direção   doTumbajussara   a   senhora   Maria   José   de   Jesus   Digina Derelumbidi que foi responsável pelo ritual denominado de   Intambi   do   senhor   Ciriaco   juntamente   com   o   senhorNarciso Oliveira, Táta Senzala e senhor Milton Marofá. Deré   lumdidi,era   mameto   de   Nkisi   do Deré   lumdidi,era   mameto   de   Nkisi   doTumbajussara   hoje   situado   a   Rua   Alto   do   Genipapeiro Tumbajussara   hoje   situado   a   Rua   Alto   do   Genipapeiro  Plataforma  ­Salvador   e   de   responsabilidade   do   senhor Antônio Messias Kaja Ungongo.
Em   13   de   fevereiro   de   1965   após   o   ritual   deIntambi a senhora Maria José de Jesus – Deré Lumbidi, passa a direção do Tumbajussara para o senhor Benedito Duarte   Tatá   Inzamtango   e   Gregório   da   Cruz   –   Táta  Lemborasimbe   e   em   ato   secreto   é   empossada   Mameto   de Inquise do  Intumbessara.A senhora Maria José de Jesus – Deré Lumbidi ­nasceu no dia 18 de setembro de 1900 e foi iniciada na  nasceu no dia 18 de setembro de 1900 e foi iniciada na nação angola em 23 de junho de 1920 por Táta Kimbanda Kaco   de   Jesus   como   paiambambi   e   o   senhor   Manoel   Ciri pequeno. Em 25 de dezembro de 1920 recebeu a denominação de   Derélumbidi,   em   1924   recebeu   o   cargo   de   Kota Kamunkengue do Tumbajussara e em 1935, recebeu o cargode Mameto de Nkisi e em 1953 fundou o Itubessara da rua José Pitanga nº. 10 – Cosme de Farias, Salvador.para o Alto do Genipapeiro.Com   o   falecimento   de   Deré  Lumbidi,   assumia   a direção   do   Tumbajussara   a   senhora   Iraildes   Maria   da Cunha   –   Mezoangui,   nascida   ao   26   de   junho   de   1953   e iniciada   aos   15   de   novembro   de   1953   permanecendo   no cargo até o presente momento. Outro terreiro famoso angola e que hoje já não se   tem   mais   notícia   é   o   de   Neve   Branca,   chamava­-se Aldeia de Zumino Reanzarrojanjazoti, esse Táta de Nkisichamava­se   Manoel   Natividade   Rodrigues   Soares   Filho,Neve Branca.


*Manoel   Ciriaco   de   Jesus,   Ludiamugongo   nasceuem 8 de agosto de 1892 falecendo com 72 anos de idade.O terreiro do Bate­Folha – assim denominado porque   localizado   em   terras   chamadas   de   Bate­Folha,   como registra a história, no episódio da vinda das tropas que lutavam   pela   libertação   da   Bahia   e   expulsão   dos portugueses,   do   Recôncavo   para   Salvador,   finalmente ocorrida em 2 de julho de 1823.Este terreiro foi fundado por Manoel Bernardino da Paixão, dijina Ampumadenzu e filho de santo de Maria da Paixão, dijina Ampumadenzu e filho de santo de Maria Nenem, irmão de barco de Ciriaco, testemunho esse dado por   Manoel   Boaideiro,   filho   adotivo   de   Maria   Neném   e Tata de sua casa e herdeiro do Intumbenci.

No   entanto,   isto  é  contestado   pelo   sucessores 
do Terreiro do Bate Folha que defendem a versão de que ele   teria   sido   iniciado   em   1900   na   nação   Muxicongo   no recôncavo, por Mariquinha Lemba e Manoel Nkosi. O que em recôncavo, por Mariquinha Lemba e Manoel Nkosi. O que em recôncavo, por Mariquinha Lemba e Manoel Nkosi. O que em nosso   julgamento   não   se   contrapõe   ao   testemunho   de Manoel Boiadeiro, filho adotivo de Maria Nenem e Tata de sua casa,  gravado:  “...estava  tocando  os  Ngomas quando  Bernardino   bolou   com   Lemba   na   casa   de   Maria   Neném”   e recolhido   por   ela,   tendo   saido   no   mesmo   barco   de Ciriaco,   em   1910.   Por   outro   lado   consta   que   Manoel   de Nkosi seria irmão de barco de Ciriaco e de Bernardino,segundo documentação do Tumba Jussara.Quanto a fundação deste Terreiro, há fotos  data escrita no barracão de 1936 e após uma reforma mudada para 1916.Sucedeu   a   Bernardino,   Antonio   José   da   Silva dijina Bandanguame, no período de 1946 até 1965 e que teve como sucessor um Tata Dijina Dijenenuanga ­ Pedro Ferreira,   que   veio   a   falecer   pouco   tempo   depois,   e sucedendo­o   o   TATA   Nbanji,   em   1970   até  1991   ,   que   se notabilizou   pela   dedicação   exclusiva   de   sua   vida   a manutenção das tradições deste Terreiro. Foi um período manutenção das tradições deste Terreiro. Foi um período próspero e de grande prestígio para esta casa.GOMÉA:   Terreiro   fundado   na   rua   da   Goméa,   no bairro de São Caetano – Salvador Bahia, onde se tornou  famoso   como   Joãozinho   do   Pedra   Preta,   nome   de   seu caboclo.Desde   então   era   uma   figura   bastante controvertida,   criticada,   acusado   de   não   terconhecimento  necessário para  chefiar  uma  casa  de  Santo alem do fato de ser muito novo.Joãzinho,   após   muitas   viagens   ao   Rio   de Janeiro, veio e fundou um terreiro em 1946 ­ no bairroJaneiro, veio e fundou um terreiro em 1946 ­ no bairro de Copacabana na cidade de Duque de Caxias ­RJ, ganhando notoriedade nacional e internacional.A   despeito   de   sempre   ser   perseguido   por mexericos   a   boca   pequena,   onde   duvidavam   de   ter   sido iniciado ou não, prestou um grande serviço ao Candomblé,trazendo­o   à   luz   da   Imprensa   e   atraindo   para   seu terreiro   e   suas   festas,   personalidades   da   alta terreiro   e   suas   festas,   personalidades   da   alta sociedade, políticos, e militares de alta patente.Nasceu   em   1914   e   morreu   em   1971   Seu   funeralcriou   uma   comoção   nunca   visto   antes,   com   todo   o   povo lotando as ruas até o cemitério, em quilométrico cortejo fúnebre

                                                           
                                                                                           MAria Nene 

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